Muito se fala sobre investimentos, muitas vezes com alguma distância, como se fosse algo acessível apenas para um público específico ou ainda que investir se limita a ações e produtos financeiros mais arriscados. Esses estigmas são perigosos exatamente porque as pessoas não entendem o que é realmente um investimento e como ele pode ser bem diversificado e, assim, proteger e fazer crescer o patrimônio das pessoas. A melhor forma de entender essas modalidades do mercado financeiro é tirando as dúvidas. Por isso, separamos alguns tipos de investimentos e conceitos vamos explicá-los abaixo.
Mercado financeiro
Representa o ambiente de negociação de ativos, derivativos, câmbio etc. É nele que ocorrem as operações de investimentos. Portanto, o mercado financeiro envolve todo o universo de investimentos e os seus participantes, como investidores e emissores.
Bolsa de valores
A bolsa brasileira é a B3 — sigla para Brasil, Bolsa, Balcão. A bolsa de valores funciona como um mercado organizado onde vendedores e compradores de investimentos se encontram em um ambiente online, onde negociam ações e cotas.
Previdência Privada
A previdência privada é uma modalidade de investimento voltada para o planejamento da aposentadoria, complementar ao sistema público de previdência social. Esses planos podem ser abertos ou fechados. Os planos abertos são oferecidos, por exemplo, por bancos e seguradoras em dois regimes: o Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) e o Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL). Já os planos fechados são oferecidos pelos fundos de pensão de empresas ou órgãos públicos e têm como principal característica, em muitos casos, o investimento conjunto da patrocinadora e do participante para constituição da reserva financeira dos investidores.
Ações
As ações são parcelas do capital de uma empresa, são adquiridas na bolsa de valores e a sua variação se dá conforme a valorização desses ativos ou com a distribuição de alguns benefícios, como os dividendos. Esse tipo de investimento apresenta mais oscilações nos preços, podendo subir e cair em espaços de tempo curtos. No entanto, com uma gestão de ativos, no longo prazo são bons investimentos.
Banco de investimentos
É uma instituição financeira privada que fornece a pessoas físicas e empresas acesso aos investimentos disponíveis no mercado, financiamentos e administração de recursos de terceiros. Não possuem contas correntes.
Criptoativos
São ativos digitais que funcionam com base na criptografia. Como por exemplo as moedas digitais, entre elas os bitcoin e os tokens não fungíveis (NFTs).
Fundos de investimento
É um tipo de aplicação que reúne vários investidores. Cada investidor adquire cotas de participação e há um gestor profissional que movimenta o dinheiro do fundo, de acordo com uma estratégia definida no regulamento.
Liquidez
É um indicador que mede a velocidade para transformar um investimento em dinheiro sem uma perda muito grande de valor. Alguns investimentos precisam de um certo tempo para ter o resgaste outros podem serem a qualquer momento.
Renda fixa
É a classe de investimentos que tem regras conhecidas de retorno e previsibilidade sobre os ganhos. Os investimentos de renda fixa são considerados mais seguros e têm retorno mais limitado.
Renda variável
Pode representar maiores ganhos por ser o oposto da renda fixa, por exemplo, mas apresenta riscos e não tem garantia de retorno.
Títulos públicos
São os títulos emitidos pelo Tesouro Nacional para o Governo Federal captar recursos. Eles se dividem em três tipos principais: Tesouro Selic, Tesouro Prefixado e Tesouro IPCA. Esses títulos podem ser comprados pelas pessoas físicas por meio do Tesouro Direto.
Agora que você já conhece os principais conceitos e tipos de investimentos, o próximo passo é aprender sobre as principais taxas. Mas vamos deixar isso para outro conteúdo.
Comente se gostou deste artigo e compartilhe com seus colegas e amigos!
Você precisa estar logado para avaliar este conteúdo. 🙂
Informação básica necessária para todos.
. . .
Isso deveria ser ensinado até nas escolas desde os primeiros anos!!
Informação interessante e importante
O ato de poupar para o futuro deveria ser ensinado nas escolas!
O futuro do investimento começa com o presente
excelente dicas para se programar para o futuro
Investir pode parecer complicado, mas entender os conceitos básicos já é um grande passo para tomar decisões financeiras mais conscientes. 👏💡
Investir financeiramente é crucial para aumentar o patrimônio ao longo do tempo, protegendo contra a inflação e garantindo uma maior segurança financeira no futuro. Além disso, investimentos bem planejados podem proporcionar rendimentos passivos, permitindo uma maior liberdade e flexibilidade financeira. Por fim, diversificar investimentos ajuda a mitigar riscos e maximizar retornos.
É isso mesmo, seu Eu do futuro agradece 🚀🚀
Totalmente de acordo.
Excelente !!
É muito importante conhecer e dismificar os tipos de investimentos. Ótimo conteúdo.
É sempre bom pensar o quanto antes no futuro !
muito massa essas dicas
Excelente
É melhor começar a pensar no futuro o quanto antes!
👍
Acreditar no investimento é sempre o melhor a fazer.